segunda-feira, 4 de maio de 2015

A bebida queridinha dos brasileiros : Café 




DADOS DO CONSUMO

Se você não dispensa um cafezinho ao acordar ou depois do almoço, você não está sozinho. O consumo do café no Brasil tem crescido ano a ano e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 79% das pessoas tomam a bebida. Em média, cada brasileiro toma quatro xícaras por dia. E você, já tomou quantos cafezinhos hoje?



BENEFÍCIOS À SAÚDE

A bebida não é apenas composta de cafeína. O café também é rico em sais minerais, como ferro, zinco, potássio, magnésio, vitamina B, além de antioxidantes naturais que auxiliam no combate à celulite. Pesquisas realizadas pela Universidade de Scranton (EUA) mostram que ingerir a bebida diariamente reduz o risco de diabetes tipo 2, Mal de Alzheimer e câncer de próstata. "Além disso, a cafeína estimula o sistema nervoso central, melhora a concentração e possui ação termogênica, o que aumenta seu gasto calórico", afirma a nutricionista Maria Cristina Morales, em entrevista à Revista SAÚDE. Para que seja possível sentir os benefícios do café no organismo, os especialistas indicam o consumo médio de três a quatro xícaras diárias, não mais do que isso.

DIFERENTES TIPOS DE CAFÉ

O café possui inúmeras características e pode ser suave, forte, extraforte, descafeinado, orgânico, entre outros. As espécies mais cultivadas no mundo são a arábica e a robusta. A primeira, de acordo com a barista Isabela Custódio, gerente da Starbucks, é eleita pelos apreciadores como a melhor do mundo. Já o segundo tipo, o robusta, apesar de concentrar uma pitada a mais de nutrientes, não faz tanto sucesso. A expert dá uma dica valiosa: "procure também por aqueles cafés que vem em grãos inteiros ao invés dos moídos - assim você garante maior frescor e que suas qualidades estejam intactas"

DEGUSTAÇÃO

Assim como o vinho, tomar um simples café pode despertar o paladar para várias sensações. Isabela Custódio ensina que a melhor maneira de sentir o sabor é tomá-lo puro, sem açúcar. A pessoa deve, ainda, observar os quatros passos da degustação: 01) sinta o aroma. Para isso, feche os olhos para ter uma sensação bem completa; 02) sorva o café: traga para boca oxigênio junto com o café, fazendo barulhinho como se estivesse tomando sopa de colher; 03) identifique o momento: tente entender o que você sente, quais são as sensações e lembranças ao tomar o café (isso ajuda a fazer do ato uma experiência única); 04) compartilhe a experiência: não tem certo e errado, trocar informações sobre o café ajuda a achar as palavras no momento e também a conhecer melhor a bebida. Já pensou em quais amigos convidar para um cafezinho?

CAFÉ COADO

A possibilidade de fazer seu próprio expresso tem, sim, atraído os brasileiros. Mas o bom e velho café coado ainda reina soberano por aqui. Segundo a ABIC, 80% dos cafezinhos são preparados com coador de pano, filtro de papel ou cafeteira elétrica. Esta é a forma mais tradicional de se preparar o café. Em alguns lugares do interior as pessoas ainda fazem o café assim: colocam o pó direto na água já quente e, depois, passam a mistura pelo coador. Os mais tradicionais colocam o café em um bulê.


O excesso do café, considerado acima de quatro xícaras de 50 ml, pode provocar:

- redução da oxigenação de neurônios
- ação diurética excessiva (levando à perda de minerais e vitaminas)
- produção de mais ácido clorídrico(agravando gastrites e úlceras)
e pode agravar a ansiedade, tão comum atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário