quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Moda Distrito 13: o uniforme de “Jogos Vorazes”






Já viu “Jogos Vorazes: a Esperança – Parte 1“? Bom, pra quem ainda não assistiu, cuidado, spoilers: o Distrito 13 existe mesmo, e não espere pelos vestidos pirotécnicos criados por Cinna (Lenny Kravitz). Tem, no máximo, uma roupinha de guerreira mais bonita à Joana d’Arc em campo de batalha, mas na maior parte do tempo Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) aparece de uniforme. Isso mesmo! Historicamente, em países ou ambientes sociais onde o coletivo precisa ser valorizado, o uniforme é uma das ferramentas utilizadas – ele lembra que você é parte de um grupo e atenua, ou até mesmo neutraliza, a individualidade que poderia ser expressada no look. É assim na escola, na fábrica, no quadro de funcionários da lanchonete, era assim na China da Revolução Cultural…( acho engraçado, mas ok)
E já que o Distrito 13, na trama, é o ambiente dos rebeldes revolucionários, lá está o uniforme em todo mundo, até na presidente Coin (Julianne Moore): cinza, combolsos utilitários. Os novos figurinistas da cinessérie, uma dupla que assina “Kurt and Bart“, seguiu a história direitinho: cada cidadão tem direito a 5 itens no seu guarda-roupa. “Olhamos pra 2ª Guerra, tempo de austeridade na Inglaterra, quando havia uma escassez real de recursos e tecidos. Haviam leis sobre quantos botões você podia usar, quanto tecido”, Kurt explicou em entrevista pro “NY Daily News”.

Os looks de Effie

Mas o efeito do uniforme sai pela culatra, segundo Bart: “É uma cartela de cores neutra que na verdade acaba enfatizando as diferenças entre as pessoas”. A coitada da superfashionista Effie (Elizabeth Banks), por exemplo, também é obrigada a aderir, mas usa o macacão de um jeito bem diferente, colocando os braços no lugar das pernas transformando-o em um vestido com um volume interessante atrás. Ela ainda inclui um turbante e vários pulseirões pra dar mais personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário