sábado, 6 de setembro de 2014


Xadrez o ícone que não sai de moda !






Como a maioria das coisas no mundo da moda, o xadrez também têm sua raiz histórica. Pare um pouco e pense. Quando você vê um xadrez de vermelho e verde, o que vem na sua cabeça?
Camisa Xadrez na História e na memória
É claro! Aquelas saias escocesas (chamadas de kilt ). Quer dizer que o xadrez veio da Escócia? Estamos quase lá. Veio também da Escócia. Na verdade, os povos mais antigos que se tem notícia que usavam roupas xadrez são os Celtas — e eles viviam na Escócia, mas também em outros países como: Bretanha, Gales, Irlanda, Yugoslavia… Mas por causa da famosa saia, o título xadrez é muito associado aos escoceses.
Na sua origem, o xadrez era conhecido como Tartan — que era tipo uma sobreposição de listras que formavam quadrados perfeitos. Esses tecidos eram usados em guerras e por isso durante muito tempo foi associado à revolução. Você acreditam que por causa da associação do xadrez com a rebeldia, a Escócia proibiu de usar? Imaginem como eram as coisas antigamente — gente proibida de usar xadrez! kkk — que maluquice. Obviamente, essa proibição não durou muito tempo (tipo uns 30 anos — véi, na boa! É muito tempo!!!) — mas quando o xadrez foi permitido novamente, voltou com tudo!
Voltou tão forte que rodou o mundo e marcou gerações: Nos estados unidos, o xadrez ficou marcado e muito associado aos lenhadores. Na década de 70, o xadrez reapareceu com movimento punk e na década de 90 com movimento grunge (xadrez com tecido de flanela).
Em Londres o xadrez ganhou fama com a grife Burberry que tem como o xadrez a ícone registrado da marca. O xadrez sempre vai estar na moda. É um ícone de estilo, utilizado em várias peças como camisas xadrez, calças xadrez, coletes xadrez bermudas xadrez, tudo xadrez e eu amo e outra emagrece. Perfeito !


Nenhum comentário:

Postar um comentário