domingo, 28 de junho de 2015

Saúde: Chá de carambola


Fruto da caramboleira (Averrhoa carambola), a carambola é uma fruta originária da Índia e rica em ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, B e C. Além do próprio fruto e do seu suco, a carambola também pode atuar de forma benéfica no organismo humano por meio da ingestão do chá da planta.

Entre as indicações medicinais da carambola, destaque para o combate a febre, estímulo ao apetite, prevenção contra o envelhecimento e cura de doenças como escorbuto. Ela é rica em polifenóis e, no caso do chá da folha nova da carambola tomado em jejum, se torna um excelente composto contra a diabetes.


Afecções renais também podem ser minimizadas e tratadas com carambola. Entretanto, por conter a substância carambotoxina, não deve ser ingerida por pessoas vítimas de insuficiência renal.

Importante! Em decorrência da presença de ácido oxálico em sua composição, a carambola não deve ser consumida em excesso e/ou por um longo período. Se consumida dessa forma, poderá provocar a formação de pedras nos rins.

O chá de carambola e seus benefícios
Segundo a medicina alternativa, o chá das folhas da caramboleira, assim como o fruto, possui inúmeras propriedades medicinais. A principal delas está na função hipoglicemiante, esta que tem como atividade principal promover a diminuição dos níveis de glicose no sangue.

A presença do chá das folhas de carambola no organismo humano atua diretamente no metabolismo, dificultando a retenção de açúcar pelo organismo. De tal modo que esse líquido é também bastante recomendado para pessoas que desejam perder peso, uma vez que a absorção de açúcar está diretamente ligada ao acúmulo de gordura corporal.

Receita: Adicione uma colher das de sopa de folhas de carambola picadas em uma xícara das de chá com água mineral. Leve a mistura ao fogo e deixe ferver durante cinco minutos. Em seguida, deixe descansar, coe e tome o chá ainda morno.

Utilização: Recomenda-se o consumo do chá das folhas de carambola em até quatro xícaras das de chá ao dia, sobretudo após cada alimentação.

Contraindicação: Diferente da fruta, a qual possui a substância carambotoxina, que é prejudicial a pessoas que sofrem de insuficiência renal, o chá das folhas da caramboleira não possui essa contraindicação. Entretanto, o mesmo não deve ser tomado em quantidades excessivas. Todavia, pacientes que sofram de doenças crônicas, antes de começarem qualquer tratamento caseiro, devem consultar um profissional médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário